Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

NA CARONA DA MATEMÁTICA



Total de visitas: 613657
OFICINA DE MATEMÁTICA COM INTEIROS

 

OFICINA DE MATEMATICA

 

 

 

         Felizes aqueles que se divertem com problemas

que educam a alma e elevam o espírito. (Fenelon)

 

 

 

                       

 

APRESENTAÇÃO

 

Apresento esta oficina mostrando as várias alternativas para ensinar números positivos e negativos. Sabendo que a história da matemática diz que os números negativos não foram aceitos prontamente, devemos entender que os alunos não podem conhecer esses números de qualquer maneira, devemos mostrar-lhes a necessidade deles existirem os alunos não tiveram contato com os inteiros em outra série só serão apresentados a eles no 6º ano. Assim devem conhecê-los através do seu cotidiano, nas retas, nos problemas pessoais envolvendo suas vidas como pagamento e dívida de lanches, dívidas pagas, mesadas recebidas, bolsa escola... Ou seja, tudo que eles conheçam incluindo resolução de problemas e jogos, pois para George Polya, “A resolução de problemas é a coluna vertebral da instrução matemática desde o Papiro de Rhind”.

O jogo na matemática visa desencadear o processo  ensino e aprendizagem, tornando-se um recurso pedagógico que tem apresentado bons resultados por estimular a criatividade do aluno. Ele pode desenvolver o seu próprio método de resolução. Para desenvolver os jogos que trarei para a minha turma de regência, o aluno necessitará desenvolver bem e rapidamente as operações com inteiros que foram aplicadas em sala até  o presente momento de descontração e interação entre os alunos e eu (professor).

Os jogos são: O RATO E O QUEIJO E TABELA DE MULTIPLICAÇÃO DE INTEIROS.

Os jogos matemáticos aliam-se a atividade lúdica com a aprendizagem.  A matemática esta presente no cotidiano de todos e em vários momentos, nos últimos 30 anos, tanto no Brasil como em outros países pesquisas educacionais realizadas mostram que aprender matemática está ligada a compreensão e não apenas a conteúdos decorados. Por isso a necessidade do professor mostrar ao aluno de matemática.

Rêgo e Rêgo (2000) destacam que é premente a introdução de novas metodologias de ensino, onde o aluno seja sujeito da aprendizagem, respeitando-se o seu contexto e levando em consideração os aspectos recreativos e lúdicos das motivações  próprias de sua idade, sua imensa curiosidade e desejo de realizar atividades em grupos.

Ele desenvolve habilidades, vivencia a investigação  e a resolução de problemas buscando vencer o jogo, ainda que todos na sala não queiram vencer ou que não se esforçem, ganharemos com a que  quiserem e conseguirem. O jogo é importante e as regras também são. Segundo os PCNs (MEC, 1997), para as crianças o jogo é um processo prazeroso, instigante e genuíno, pois gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da educação e do convívio escolar.

Ao  preparar e desenvolver a aula com o uso do jogo, busquei explorar todo o potencial dos jogos busquei também a metodologia adequada da aplicação, no jogo o aluno deverá realizar somas e subtrações de inteiros na busca do melhor caminho percorrido para pegar o queijo. Quando avançar para a direita somará e quando for para a esquerda subtrairá.

A oficina será desenvolvida em sala de 6ª. Série  do ensino fundamental no colégio Educandário Senhora Santana em Cansanção, Bahia.

 

 

 

OBJETIVOS

Promover um momento de interação e descontração reforçando as relações afetivas em sala de aula.

Estudar as operações de soma e subtração de inteiros com a compreensão e sem memorização de regras, explorando as várias formas de resolução dos problemas.

Fazer o aluno pensar e desenvolver o raciocínio lógico.

Apresentar uma proposta de ensino e aprendizagem fundamentada em jogo matemático.

Propor novos significados para soma, subtração e multiplicação de inteiros.

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

 

Após a apresentação do jogo com suas regras, os alunos deverão sentar em duplas, para competir no primeiro jogo. Aos que forem mais rápidos será entregue um delicioso chocolate e aos que terminarem em segundo e em terceiro lugar será entregue deliciosos pirulitos com chicletes e aos últimos lugares será entregue balas de caramelos com chocolates.

Depois de sentados em duplas o material do primeiro jogo será entregue: uma tabela impressa com valores aleatória, ponto inicial “rato” e ponto final “queijo”.

 

20

30

40

0

30

40

0

10

40

0

10

20

queijo

0

10

20

30

10

rato

20

30

40

 

 

INSTRUÇÕES:

1; O rato só poderá comer o queijo se, ao final do percurso, estiver com 100 pontos:

2: Só pode caminhar para direita, esquerda, para cima e, para baixo.

3: Se o rato caminhar para cima ou para direita os pontos são somados.

4: Se o rato caminhar para a esquerda ou para baixo os pontos são subtraídos.

AO COMPLETAR 100 PONTOS O QUEIJO É COMIDO E ENCONTRAMOS OS PRIMEIROS VENCEDORES.

 

No término do primeiro jogo e após entrega de prêmios, acontecerá o segundo jogo que será uma tabela de multiplicação de inteiros.

Os alunos deverão preencher a tabela observando a regularidade, é bom que o professor fale nas regras sobre essa regularidade.

Entregarei uma tabela impressa com os seguintes números:

 

 

3

2

1

0

-1

-2

-3

2

6

4

2

0

 

 

 

1

3

2

1

0

 

 

 

0

0

0

0

0

 

 

 

-1

 

 

 

0

 

 

 

-2

 

 

 

0

 

 

 

 

Os alunos  multiplicarão o primeiro número da linha por todos os números da coluna usando as regras de multiplicação de inteiros e completada a tabela, os primeiros a entregar ganharão os prêmios depois das atividades pedirei um relatório do desenvolvimento da oficina.

RECURSOS UTILIZADOS:

Os recursos serão humanos: professor e aluno.

Didáticos: papel ofício, impressora lápis e borracha.

 

O tempo em que serão realizadas as provas será livre, no uso de 2 aulas seguidas que terei na sala.

 

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Com relação à aprendizagem das operações com inteiros sabemos por experiência como professores que os jogos e o manuseio com o conteúdo permitirá ao aluno desenvolver o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, e ainda tem o fator prazer que é total, eles mostram a alegria. Esse projeto também contribuirá com um maior entendimento adquirido pelos alunos.

 

 

 

 

REFERENCIAS:

Jornada pedagógica, Cansanção, BA 2012.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/830-4.pdf

http://www.cimm.ucr.ac.cr/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/1540/691

http://www.somatematica.com.br/frases.php

DANTE, TUDO É MATEMÀTICA 6ªsérie